Descrição
Jibóia da América Central padrão Hypo Pastel Jungle poss Super Hypo (Boa constrictor imperator) – Macho – Id 900263000165810
Data de nascimento: 30/12/2023
Conhecidas como jibóias, jibóias da América Central ou Bci, as Boa constrictor imperator foram recentemente elevadas a categoria de espécie recebendo a nomenclatura de Boa imperator, entretanto o SISFAUNA ainda as categoriza como uma subespécie, mantendo a nomenclatura antiga.
Ocorrem em diversos países das Américas como México, Ilha de San Andres na Colômbia, Panamá, Nicarágua, Honduras, Belize e Equador.
Não possuem veneno, apresentam dentição áglifa. Atingem em média 2,00 m a 3,00m, podendo exceder esse tamanho em casos raros. Quando adultas, pesam em média entre 10 – 15 kg. Machos possuem um par de esporões maiores em relação as fêmeas, posicionados lateralmente a cloaca, que são resquícios de cintura pélvica perdida ao longo da evolução. Além disso, os machos são relativamente menores que as fêmeas e possuem caudas mais compridas que as das fêmeas, por armazenarem um par de hemipênis, seus órgãos copuladores.
Possuem coloração de fundo com tons de cinza claro, bege ou cinza escuro, com manchas dorsais normalmente marrons e cauda com fundo bege amarelado e manchas marrom-avermelhadas escuras. Embora a Boa imperator exiba padrões quase idênticos aos da Boa constrictor, esta espécie geralmente tem uma cauda mais escura, geralmente marrom escura ou vermelha muito escura. A coloração e o tamanho médio de cada indivíduo varia de acordo com a região de origem.
Apesar de passarem a maior parte do tempo no ambiente terrestre, exploram bem o substrato arbóreo, sendo consideradas semi-arborícolas. São animais que vivem tanto em regiões úmidas quanto áridas e possuem hábitos crepusculares. Alimentam-se de presas como roedores, lagomorfos e aves.
Vivem em média de 25 a 30 anos em cativeiro.
Possuem uma variedade de padrões de coloração, o que as tornam uma espécie muito atrativa para a criação em cativeiro, devido a sua beleza única. As linhagens de cativeiro são normalmente calmas e dóceis, tolerando muito bem o manuseio.